Professor Willian Prates: Concurso da CGU depende de autorização do MPOG

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Concurso da CGU depende de autorização do MPOG

A Controladoria-Geral da União (CGU) ainda tem o intuito de lançar editais de concurso, porém, no momento, o único impedimento é a autorização por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
No ano passado, o órgão solicitou 697 vagas para diversos cargos de nível superior. Já em 2014, a instituição encaminhou pedido para 876 oportunidades para uma função com exigência de ensino médio completo. Ou seja, foram requeridas 1.573 chances.

A lotação dos postos poderá ser realizada na sede do órgão, que fica em Brasília (DF), e nas unidades regionais, localizadas em todos os Estados do país.

Nível médio


O pedido para 876 ofertas para técnico de finanças e controle foi enviado ao Planejamento em 30 de setembro de 2014, mas em janeiro do ano passado o documento foi devolvido à Pasta. E de acordo com a assessoria de imprensa da CGU, um novo pedido para o concurso de técnico está em fase de discussões internas.

A nova solicitação que será encaminhada ao MPOG poderá sofrer alteração no número de vagas, já que tal detalhe ainda se encontra em análise.

Destinado aos profissionais que concluíram o ensino médio em escola reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), o emprego de técnico apresenta salário de R$ 6.150,36, incluindo o auxílio-alimentação. 

Nível superior


O departamento de comunicação da CGU informou que no dia 1º de abril de 2015 foi solicitada ao Ministério do Planejamento a abertura de dois concursos e que ambos os documentos continuam em análise no próprio MPOG.

O primeiro deles destina-se a 620 vagas para o cargo de analista de finanças e controle, que exige formação superior e apresenta vencimentos de R$ 15.461,70, com o benefício de alimentação incluso. 

Já o segundo pedido de concurso da Controladoria-Geral da União é referente a 77 oportunidades de nível superior, nas carreiras de arquiteto (4), engenheiro civil (5), engenheiro eletricista (2), engenheiro mecânico (2), administrador (40), médico 20h (8), assistente social (2), psicólogo (2) e contador (12).

Último concurso da CGU


concurso anterior da Controladoria-Geral da União aconteceu em 2008. Na época, foram abertas 400 vagas, sendo 220 para analista de finanças e controle e 180 para técnico de finanças e controle. As oportunidades ficaram distribuídas entre a sede e as unidades dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A banca organizadora foi a Esaf (Escola de Administração Fazendária) e o processo seletivo ocorreu por meio de prova objetiva de conhecimentos básicos, específicos e especializados, além de um teste discursivo, para analista; e de avaliação objetiva de conhecimentos gerais e específicos para técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário